11/09/2017

A vida é bela

O Papa enviou há dias uma mensagem em vídeo aos jovens que estão detidos na prisão de Ezeiza, na Argentina. Nesse vídeo, que foi reproduzido pelos serviços de comunicação do Vaticano, o Papa incentiva os mais novos a fazerem do tempo na prisão uma oportunidade de conversão e mudança. Fez recordar-me do poema da Irmã Teresa de Calcutá sobre a Vida: “A vida é uma oportunidade, aproveita-a”.
O Papa Francisco diz que “a vida é um presente, mas um presente que deve ser conquistado todos os dias”. “A vida chega até nós como uma oferta, mas temos de trabalhar por ela todos os dias, em cada passo, porque ela é um dom que não é fácil de conservar. É preciso coragem todos os dias”, afirma o Papa.
Não podia estar mais de acordo com estas palavras. Problemas e dificuldades todos os têm, no entanto, é preciso enfrentá-los, resolvê-los, ultrapassá-los… isso é que dá depois um verdadeiro sabor à vida. Saber que combati o bom combate, como dizia S. Paulo.
O Papa assinala, ainda, que “problemas sempre existirão, mas o horizonte é maior do que os problemas”. Santa Teresa de Calcutá é muito elucidativa a esse propósito, diz-nos que “A vida é tristeza, supera-a. A vida é um hino, canta-o. A vida é um combate, aceita-o. A vida é tragédia, domina-a”.
Miguel Cotrim

Sem comentários:

Enviar um comentário