27/03/2020

Tríduo Pascal 2020 na Sé Nova


(não imprimimos o jornal, pela segurança dos nossos colectores, mas continuamos a informar)

O Bispo de Coimbra presidirá às celebrações do Tríduo Pascal, a partir da Sé Nova. As celebrações serão sem assembleia presencial, mas toda a Diocese é convidada vivamente a unir-se ao seu Bispo no decorrer das mesmas, até porque os diferentes actos litúrgicos serão transmitidos pela página de Facebook da Diocese (veja aqui).
As celebrações serão reduzidas aos momentos litúrgicos essenciais:
- Missa da Ceia do Senhor, quinta-feira, dia 9 de Abril, às 21h;
- Celebração da Paixão do Senhor, sexta-feira, dia 10 de Abril, às 165h;
- Vigília Pascal, sábado, 11 de Abril, às 21h30;
- Missa no Dia de Páscoa, domingo, 12 de Abril, às 11h15.
Acompanhe em directo!

25/03/2020

Publicação d'O Amigo do Povo temporariamente suspensa

Por razões de saúde pública, a publicação d’O Amigo do Povo está suspensa por tempo indeterminado. Apesar de dispensados da sua tarefa, foram muitos os colectores que continuaram a fazer a distribuição do jornal, o que se torna extremamente perigoso nas circunstâncias actuais de pandemia.
Inicialmente, decidimos manter a publicação do jornal, embora dispensando os colectores da sua tarefa de distribuição. É verdade que, deste modo, o jornal chegaria apenas aos colectores e às pessoas que o recebem individualmente, mas, após falar com a nossa Administração, foi isto que foi inicialmente decido, porque concluímos que seria melhor o jornal ser publicado e chegar a poucos do que não chegar a ninguém.
Porém, ao concluir que estava a haver muitos colectores que se arriscavam, considerei mais prudente suspender temporariamente a publicação até que seja possível retomar a normalidade.
Outra razão que contribuiu para esta decisão é o facto de haver poucas notícias nesta altura em que as actividades da Igreja foram canceladas ou adiadas.
Para qualquer informação que seja necessário transmitir, usaremos o nosso site oficial ou a nossa página de Facebook. Recordo que estas páginas na Internet não substituem, apenas complementam a nossa edição em papel. E este é um momento em que este complemento se torna particularmente útil.
Em nome de toda a equipa, agradeço a compreensão de todos.

O Director
P. Orlando Guerra Henriques

16/03/2020

Colectores d'O Amigo em pausa

Os nossos colectores estão temporariamente dispensados de distribuir o jornal
Devido à actual epidemia de coronavírus, os colectores d’O Amigo do Povo estão dispensados de fazer a distribuição do nosso jornal até que passe esta crise. Não devem fazê-lo!
A pensar nos assinantes que o recebem individualmente e nos próprios colectores, O Amigo do Povo continuará a ser publicado, embora os colectores não o devam distribuir. Após falar com a nossa Administração (a Communis Missio, na pessoa do Padre Manuel Carvalheiro), decidi manter a publicação do jornal (enquanto tal for possível), mesmo que não seja possível fazê-lo chegar a todos os leitores, porque concluímos que, ainda assim, é melhor o jornal ser publicado e chegar a poucos do que não chegar a ninguém. No entanto, os colectores (pessoas que recebem os jornais de todo um grupo de leitores, aos quais distribuem os jornais todas as semanas) não devem expor-se ao risco de infecção com este novo vírus, tanto mais que muitos dos colectores são idosos, por isso não devem sair de casa para distribuir jornais.
Neste momento, todas as pessoas que puderem devem ficar em casa não devem sair a não ser para aquilo que for forçosamente necessário e permitido. Não devem sair à rua para distribuir jornais, e muito menos contactar directamente com pessoas.
Certamente, os leitores compreenderão. Se for oportuno, e se os leitores quiserem, os colectores podem ir guardando os jornais do seu grupo de leitores, para os dar depois todos juntos aos leitores que assim o desejem (até porque há quem goste de os guardar).
Peço e agradeço a todos que não se exponham ao perigo e que sigam as orientações oficiais de prevenção.
O Director:
P. Orlando Guerra Henriques