08/10/2017

À SOMBRA DO CASTANHEIRO (08-10-2017)

– Aquilo, no passado domingo, foi até às tantas, Carlos! Ainda bem que eu me apercebi a tempo e, antes que a noite me encontrasse desprevenido vim devagar, e com o estômago confortado com aquela sopa da Joana, digna de um presidente ou mesmo de um rei verdadeiro, até este meu solar da Quinta dos Castanheiros…
– Para ser um verdadeiro solar, só lhe falta uma torre e um portão de entrada em ferro forjado…
– Podes gracejar, que eu não levo a mal, Carlos! Esta é uma casa modesta, que herdei dos meus antepassados, e que fui remodelando só naquilo que achei que era extremamente necessário. Melhorei uma das divisões para colocar uma estante com os meus livros, que são cada vez mais, embora eu faça um sacrifício para me conter cada vez que entro numa livraria ou que vou à feira das velharias, onde encontro alfarrábios que são verdadeiras preciosidades. Depois também mandei fazer uma casa de banho decente, com água quente para tomar duche no Inverno e dei um arranjo na cozinha. Tudo o mais está como estava há um moio de anos atrás. Mas considero que tenho o conforto necessário para um homem modesto como eu tento ser. Nunca alimentei desejos de ter mais isto ou aquilo, até porque sempre vivi com pequenos recursos, e agora só posso contar com a reforma que, felizmente, aumentou meia dúzia de euros e com o abate de algumas árvores que os incêndios não reduziram a cinzas. E todos os dias dou graças a Deus pelos muitos dons que me vai concedendo.
– Eu faço outro tanto, porque acho que é essa a minha obrigação. Mas vossemecê desviou a conversa, e eu não sei se não foi de propósito…
– Não, Carlos! Eu estou mesmo interessado em saber como acabou a noite eleitoral no Cabeço. Foguetes não ouvi, porque agora, por causa dos incêndios, penso que estão proibidos. Mas parece-me que houve festa da rija no adro da igreja, também conhecido como largo do cruzeiro…
Leia o resto deste artigo na nossa edição em papel.

Assinatura anual:
- individual pelo correio, 13€;
- por distribuidor 5€ (grupos de pelo menos 10 pessoas);
- estrangeiro, 38€.
Todos os Domingos.
Inscreva-se em assinaturas.jornal@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário